Zol
Arte de um Zol em The Legend of Zelda
Arte de um Zol em The Legend of Zelda
Primeira Aparição The Legend of Zelda (1987)
Aparições The Legend of Zelda
A Link to the Past
Link's Awakening
Oracle of Ages
Oracle of Seasons
Phantom Hourglass
Locais Masmorras

Zols (ゾル Zoru?) são inimigos recorrentes na série Legend of Zelda. Eles são monstros gelatinosos, geralmente encontrados nas masmorras.

Aparições

The Legend of Zelda

As cores dos Zols estão de acordo com as masmorras em que eles aparecem. Por exemplo, Zols nas masmorras douradas são marrom escuro, e os Zols nas masmorras verdes são da cor verde floresta. Eles vagam sem rumo em um padrão linear, e são lentos. Se golpeados com uma arma fraca, como a Espada de Madeira ou com o fogo da Vela, eles se dividem em dois Gels. Uma arma com força equivalente ou maior do que a Espada Branca, destrói um Zol instantaneamente.

The Legend of Zelda: A Link to the Past

Um Zol Vermelho em A Link to the PastUm Gel Verde em A Link to the Past Zols existem em três cores diferentes: verde, amarelo e vermelho. No entanto, eles possuem as mesmas habilidades, sendo a única diferença a resistência deles. Eles se escondem debaixo da terra, aparecendo apenas como sombras antes de saltarem em cima de Link e o atacarem. Eles só podem ser atingidos pelo Gancho quando estão escondidos debaixo da terra. Os Zols são inimigos muito fracos, capazes apenas de saltar em Link, em uma tentativa de causar pequenos danos. Eles só aparecem em masmorras e cavernas. Se Link jogar Pó Mágico sobre eles, eles se transformam em Slimes.

The Legend of Zelda: Link's Awakening

Um Zol em Link's Awakening

Existem dois tipos diferentes de Zols. Um se divide em dois Gels quando atacados, enquanto o outro não. Ambos os tipos aparecem em Link's Awakening. Em Link's Awakening DX, os Zols que não podem ser divididos em Gel são verdes, enquanto que aqueles que podem são vermelhos. Alguns Zols verdes podem até mesmo ser encontrados em baús de tesouro, como armadilhas, embora isso seja raro.

Oracle of Ages e Oracle of Seasons

Os Zols na série Oracle são idênticos aos de Link's Awakening DX.

The Legend of Zelda: Four Swords

Assim como os Zols encontrado em Link's Awakening, um tipo pode se dividir em dois Gels quando atacados, e o outro não. No entanto, os Zols que se dividiram em dois Gels podem se grudar em Link, fazendo com que ele se mova mais lentamente e seja incapaz de se defender ou atacar por alguns momentos.

The Legend of Zelda: Phantom Hourglass

Os Zols se parecem com uma bolha de gosma verde. Eles aparecem raramente em Phantom Hourglass, geralmente apenas em masmorras, e principalmente no Templo da Coragem. Os Zols causam danos se eles pularam em Link. No entanto, ao serem atacados eles se dividem em Gels menores, os quais, em vez de causar danos, simplesmente o deixam mais lento.

Aparições Não Canônicas

Aviso de Informação Não Canônica: Esse artigo ou seção contém informações não canônicas que não são consideradas como parte oficial da série Legend of Zelda e não devem ser consideradas parte da história geral.

The Legend of Zelda: The Minish Cap

Sprites não utilizados de Zols em The Minish Cap O que parece ser um Zol aparentemente foi planejado para ser incluída em The Minish Cap, mas não foi utilizado.

Aviso de Informação Não Canônica: As informações não canônicas terminam aqui.

Galeria

Veja Também