Wiki Zelda
Advertisement
Black Triforce Por favor, ajude a melhorar esse artigo ou seção expandindo-o.
  • Concluir as abas Informações sobre o jogo e Recepção (de preferência seguindo a Wiki em inglês para manter a consistência
  • Adicionar imagens onde for conveniente



The Legend of Zelda (THE HYRULE FANTASY ゼルダの伝説? - "THE HYRULE FANTASY: Zeruda no Densetsu", originalmente, em japonês) é o primeiro jogo da série The Legend of Zelda. O enredo do jogo foca em um garoto chamado Link, que eventualmente tornaria-se o protagonista da série The Legend of Zelda. Foi lançado originalmente em 1986 para o Famicom Disk System no Japão e internacionalmente, para o NES em 1987. Desde então, o jogo já foi relançado para diversos sistemas, incluindo o Nintendo GameCube, o Game Boy Advance e o Virtual Console.

Enredo[]

"Muito, muito tempo atrás, o Mundo estava em uma era de Caos."

"Em meio a esse caos, em um pequeno reino na terra de Hyrule, uma lenda foi passada de geração em geração, a lenda da 'Triforce'; triângulos dourados que possuíam poderes místicos. Um dia, um exército maligno atacou este pequeno e pacato reino, roubando a Triforce do Poder. Este exército foi liderado por Ganon, o poderoso Príncipe da Escuridão, cujo objetivo era lançar o mundo ao medo e à escuridão sob seu domínio. Temendo seu domínio perverso, Zelda, a princesa deste reino, dividiu a Triforce da Sabedoria em oito fragmentos e os escondeu por todo o reino a fim de salvar a única Triforce restante das garras do maligno Ganon. Enquanto isso, ela ordenou à sua guardiã de maior confiança, Impa, que escapasse secretamente e encontrasse um homem com coragem suficiente para destruir o terrível Ganon. Ao descobrir isso, Ganon ficou furioso, aprisionando a princesa e enviando um exército em busca de Impa."

"Desbravando florestas e montanhas, Impa correu por sua vida fugindo de seus perseguidores. Assim que chegou ao limite de sua energia, a mulher encontrou-se cercada pelos capangas malignos de Ganon. Encurralada! O que ela poderia fazer? ... Mas espere! Nem tudo estava perdido. Um jovem rapaz apareceu. Ele habilmente afugentou os capangas de Ganon, salvando Impa de um destino pior do que a própria morte."

"Seu nome era Link. Durante suas viagens, o garoto deparou-se com Impa e os capangas de Ganon. Impa contou a Link toda a história da princesa Zelda e do maligno Ganon. Ardendo com um senso de justiça, Link decidiu salvar Zelda, mas Ganon era um oponente poderoso. Ele tinha em mãos a Triforce do Poder. Dessa forma, a fim de derrotar Ganon, Link deveria reunir os oito fragmentos espalhados da Triforce da Sabedoria para reconstruir o triângulo místico. Se ele não pudesse fazer isso, Link não teria chance de batalhar seu caminho até a Montanha da Morte, onde Ganon vivia."

"Poderia Link realmente destruir Ganon e salvar a princesa Zelda?"

"Apenas a sua habilidade pode responder a esta pergunta. Boa sorte. Usa a Triforce sabiamente."

Jogabilidade[]

O jogo introduziu um novo nível de jogabilidade para sua época, um que inclui roleplaying, ação, aventura e quebra-cabeças/lógica.

Exploração das Dungeons[]

Barrando o progresso de Link existem Criaturas com as quais ele deve batalhar para localizar as entradas das nove Dungeons. Cada Dungeion é um coleção única, semelhante a um labirinto, de salas conectadas por portas e passagens secretas e guardada por monstros diferentes daqueles encontrados no Overworld. Link deve percorrer cada uma das Dungeons com êxito para obter cada um dos fragmentos da Triforce da Sabedoria. As Dungeons também fornecem itens úteis, tais como um Bumerangue para recuperar outros itens e atordoar Inimigos e uma Flauta com propriedades mágicas. As primeiras seis Dungeons têm entradas visíveis, ao passo em que as três restantes possuem entradas escondidas. Com exceção da Dungeon final, que não pode ser acessada até que as outras oito tenham sido completadas, a ordem de conclusão das Dungeons é um tanto quanto arbitrária, apesar de que muitas Dungeons só podem ser acessadas utilizando itens obtidos em Dungeons anteriores.

Exploração do Overworld[]

A não linearidade, isto é, a habilidade de seguir diversos caminhos para completar o jogo, separou The Legend of Zelda de seus contemporâneos. Link pode vagar livremente pelo Overworld, encontrando e comprando itens em qualquer momento. Esta flexibilidade cria maneiras incomuns de jogar o jogo; por exemplo, é possível alcançar o chefe final de The Legend of Zelda (mas não derrotá-lo) sem sequer obter uma Espada. A administração da Nintendo of America inicialmente temeu que os jogadores poderiam frustrar-se com o novo conceito, que poderiam sentir-se deixados ali, perguntando-se o que fazer a seguir. Como resultado, a versão Norte-americana do manual do jogo contém diversas dicas, pistas e sugestões para os jogadores.

Second Quest[]

Após completar o jogo, o jogador tem acesso a uma jornada mais difícil, oficialmente conhecida como Second Quest (Segunda Jornada, em tradução livre), onde as Dungeons e a localização dos itens são diferentes e os Inimigos são mais fortes. Embora um "replay" mais difícil não fosse exclusivo de The Legend of Zelda, poucos jogos ofereciam uma "segunda jornada" com níveis totalmente diferentes para completar. Curiosamente, colocar o nome do jogador como "ZELDA" inicia a Second Quest imediatamente. A Second Quest pode ser jogada novamente cada vez que é completada.

Informações sobre o jogo[]

Diferenças em Traduções[]

(Famicom, NES, &
3DS Virtual Console versions)
(Zelda Collectors' Edition,
Classic NES Series, &
Wii Virtual Console versions)
MANY YEARS AGO PRINCE

DARKNESS "GANNON" STOLE

ONE OF THE TRIFORCE WITH

POWER. PRINCESS ZELDA

HAD ONE OF THE TRIFORCE

WITH WISDOM. SHE DIVIDED

IT INTO " 8 "UNITS TO HIDE

IT FROM "GANNON" BEFORE

SHE WAS CAPTURED.

GO FIND THE 8 UNITS

"LINK" TO SAVE HER.

LONG AGO, GANON, PRINCE

OF DARKNESS, STOLE THE
TRIFORCE OF POWER.

PRINCESS ZELDA OF HYRULE

BROKE THE TRIFORCE OF
WISDOM INTO EIGHT PIECES

AND HID THEM FROM GANON

BEFORE SHE WAS KIDNAPPED

BY GANON'S MINIONS.

LINK, YOU MUST FIND THE
PIECES AND SAVE
ZELDA.

LET'S PLAY MONEY
MAKING GAME!
LET'S PLAY A
MONEY-MAKING GAME!
SECRET IS THE TREE
AT THE DEAD-END.
A SECRET IS IN THE TREE
AT THE DEAD-END.
PAY ME FOR THE
DOOR REPAIR CHARGE.
PAY ME FOR THE
DOOR REPAIR.
DIGDOGGER HATES
CERTAIN KIND OF SOUND.
DIGDOGGER HATES
CERTAIN KINDS OF SOUND.
SECRET POWER IS SAID
TO BE IN THE ARROW.
A SECRET POWER IS SAID
TO BE IN THE ARROW.
ONES WHO DOES NOT HAVE
TRIFORCE CAN'T GO IN.
ONES WHO DO NOT HAVE
TRIFORCE CAN'T ENTER.
EYES OF SKULL
HAS A SECRET.
THE EYES OF THE SKULL
HAVE SECRETS.
SOUTH OF ARROW MARK
HIDES A SECRET.
SOUTH OF THE ARROW MARK
HIDES A SECRET.
FINALLY, PEACE RETURNS TO HYRULE.
THIS ENDS THE STORY.
FINALLY, PEACE RETURNS TO HYRULE.
THE END.

Recepção[]

Ports e Remakes[]

Um remake do jogo original, conhecido como BS The Legend of Zelda, foi transmitido por meio do BS-X Broadcasting System para o Super Famicom. A gameplay é similar à do jogo original, mas se diferencia pelo fato de que os heróis principais são os mascotes do BS-X Broadcasting System, colocados ali como forma de interpretação do jogador, já que o nome e o gênero do personagem são baseados no ID da transmissão. Além de utilizar a tradicional túnica verde, o personagem masculino veste um boné de baseball para trás e a personagem feminina tem longos cabelos vermelhos.

Em 2003, A Nintendo lançou um pacote para o Nintendo GameCube, o qual incluía The Legend of Zelda: Collector's Edition, um compilado de jogos que tinha The Legend of Zelda como um de seus elementos. Esta versão notavelmente trazia algumas traduções diferenciadas e mais precisas do roteiro original, as quais foram utilizadas em seguintes ports do game. Outras mudanças como menor frequência de telas piscando - feita a fim de evitar convulsões em pessoas fotossensíveis -, também foram inclusas.

Animal Crossing, jogo também lançado em 2003, incluía uma série de jogos emulados do NES como itens de mobília, embora alguns destes itens sejam inacessíveis sem adicionais manipulações do jogo. The Legend of Zelda faz parte da lista de jogos inacessíveis, sendo necessário cheats ou um arquivo de save do jogo original no memory card do GameCube para acessá-lo.

The Legend of Zelda recebeu um port para o Game Boy Advance no ano de 2004 como parte da série de relançamentos chamados "Classic NES Series".

Ports de The Legend of Zelda foram lançados no Virtual Console para Wii, 3DS e Wii U. O port de Wii foi lançado em 2006 na maior parte das regiões, coincidindo com o lançamento do serviço do Virtual Console. O port de 3DS foi disponibilizado inicialmente em 31 de agosto de 2011, como um dos jogos elegíveis para download por meio do Programa Embaixadores Nintendo 3DS, um serviço disponível apenas para jogadores que adquiriram um 3DS antes de sua primeira queda de preço, em 11 de agosto de 2011. O game foi lançado posteriormente ao público em 2012 na maior parte das regiões. O port para Wii U foi lançado em 2013. Quase todos os ports do Virtual Console utilizam as mudanças feitas na versão de 2003 da Collector's Edition, com exceção do port de 3DS, que utiliza o roteiro original do game.

O game Super Smash Bros. Brawl, de Nintendo Wii, apresenta algumas demos curtas e cronometradas de jogos clássicos, chamadas "Masterpieces", nas quais os jogadores têm um certo número de minutos para jogar, a depender do jogo. The Legend of Zelda é oferecido como uma dessas Masterpieces, tendo seu tempo de gameplay limitado a dois minutos. Esta demo retorna como parte da biblioteca Masterpieces do game Super Smash Bros. for Wii U, tendo seu tempo de gameplay dobrado para quatro minutos.

O console NES Classic Edition inclui The Legend of Zelda como um de seus 30 jogos disponíveis.

O sistema Nintendo Switch Online incluiu The Legend of Zelda como um de 20 títulos iniciais. Posteriormente na vida da plataforma, um "save especial" para o jogo foi introduzido, chamado "The Legend of Zelda™ Vivendo a vida de luxo!"* ("The Legend of Zelda™ Living the life of luxury!", originalmente, em inglês), o qual inicia o jogo com mais itens e rupees em posse do jogador. As missões semanais de outubro de 2022 incluíam jogar The Legend of Zelda (tanto o jogo padrão quanto a versão do save especial). Embora não seja um port do jogo em si, as recompensas de setembro de 2022 utilizaram vários sprites originais do NES, incluindo Ganon, um moblin azul, Link, Zelda e um ancião do primeiro game de Zelda como parte das recompensas da semana 2.

Legado[]

The Legend of Zelda é a primeira iteração da franquia de Zelda, e seu sucesso permitiu o desenvolvimento de muitas sequências ao longo de mais de três décadas. De uma forma ou de outra, quase todos os títulos da série são influenciados por este através de alguns fatores como:

  • A distinção entre overworld ("mundo externo", em tradução livre) e dungeon, assim como a necessidade de viajar pelo primeiro para entrar no segundo e de completar o segundo para progredir na conclusão do jogo
  • O uso de itens para progredir na aventura, seja para derrotar inimigos mais facilmente ou para abrir novos caminhos e resolver quabra-cabeças.
  • A introdução de Link, Princesa Zelda e Ganon.
  • A introdução dos dois primeiros fragmentos da Triforce.
  • A introdução de diversos itens e locais recorrentes (por exemplo Lost Woods e Death Mountain).
  • A presença de uma Segunda Jornada (apesar de que pouquíssimos jogos posteriores valeram-se deste conceito).
  • Uma música tema e refrões musicais que vieram a reaparecer ao longo da série.

Curiosidades[]

  • The Hyrule Fantasy foi utilizado como subtítulo da versão japonesa de The Legend of Zelda; contudo, isso foi deixado de lado em jogos posteriores dado que adicionar um terceiro subtítulo (como A Link to the Past) tornaria o título muito longo. Esta decisão foi tomada também para evitar comparações com a franquia Final Fantasy.
  • Durante o desenvolvimento do jogo, um rearranjo da música Boléro de Maurice Ravel, feito por Koji Kondo, foi utilizado como tema principal. Entretanto, pouco tempo após terminar o jogo, os desenvolvedores descobriram que a canção ainda estava sob seus direitos autorais. Como não poderiam postergar o lançamento do Famicom Disk System e do jogo em si, Kondo escreveu o tema de título atual em apenas uma noite.
  • A maioria dos cartuchos de The Legend of Zelda são dourados, contudo, a versão da Classic Series do game veio em cartuchos padrões acinzentados.
  • A canção hit "April", lançada em 1969 pela banda Deep Purple, é vista como a inspiração de Koji Kondo para criar os temas de títulos e das dungeons deste game. A música também parece ter tido uma sutil influência na composição do tema do Castelo de Hyrule em jogos posteriores.

Galeria[]

Veja Também[]

  • The Legend of Zelda - Personagens
  • The Legend of Zelda - Glitches
  • The Legend of Zelda - Prólogo
  • The Legend of Zelda - Itens
  • The Legend of Zelda - Segredos
  • The Legend of Zelda - Detonados
Esta página é uma tradução da página "The Legend of Zelda" (disponível originalmente em inglês).


Links externos[]

Advertisement