Esse artigo é sobre o Nível 3, uma masmorra da Primeira Aventura. Para a masmorra da Segunda Aventura, veja Nível 3.
Nível 3
Level 3 Entrance
A entrada para o Nível 3
Jogo(s) The Legend of Zelda (1987)
Localização A floresta ao oeste, próximo ao Bosque Perdido
Item Principal Jangada
Chefe(s) Manhandla

Nível 3, também conhecido como "O Manji", é a terceira masmorra em The Legend of Zelda. Tem um tema verde e está localizado no extremo sul do mapa do jogo, não muito longe do Bosque Perdido.

Masmorra

O Nível 3 introduz o inimigo Darknut, que é considerado como um dos mais difíceis de matar no jogo. Os Keese também aparecem com frequência nesta masmorra. A bússola é encontrado em uma sala com Keese e o Mapa é guardado por Zols.

O item da masmorra, a jangada, não é necessária para encontrar ou derrotar o chefe, por isso, é possível chegar ao Fragmento da Triforce sem ele. No entanto, a jangada é necessária para alcançar o Nível 4. A jangada é encontrado em um porão ao sudoeste da masmorra. A entrada do porão está em uma sala cheia de Darknuts, mas o própria porão contém Keeses.

Há cinco chaves e quatro portas trancadas no Nível 3. Três destas portas podem ser deixadas trancadas, já que existem outras rotas para as salas por trás delas. O único tesouro atrás da outra porta trancada (que bloqueia o lado norte da masmorra) é, ironicamente, uma outra chave, embora o Ancião também possa ser encontrado além desta porta, com o conselho que outra espada pode ser obtida do topo de uma cascata.

Itens

Enemies

Chefe

Mapa

Level3

Mapa do Nível 3 durante a Primeira Aventura

Controvérsia

Após o lançamento do jogo, alguns jogadores, não familiarizados com o manji Hindu ou Budista, acreditaram equivocadamente que a forma do masmorra era uma referência da suástica Nazista. Este não foi um problema no Japão, a terra natal de Nintendo, onde a imagem é mais comum, mas chocou algumas pessoas depois que foi lançado na América do Norte.