FANDOM


Este artigo é sobre o antagonista recorrente da série Legend of Zelda. Para a forma alternativa deste personagem, veja Ganon.
Ganondorf
Ganondorf Artwork (Ocarina of Time)
Arte de Ganondorf em Ocarina of Time
Primeira Aparição Ocarina of Time (1998)
Aparece em Ocarina of Time
The Wind Waker
Twilight Princess
Título(s) Gerudo Rei dos Ladrões
Grande Rei do Mal
Lorde das Trevas
Príncipe das Trevas
Sexo Masculino
Terra Natal Hyrule
Cidade Natal (Ocarina of Time)
Vale Gerudo
(Four Swords Adventures)
Vilarejo Gerudo
Parentes (Ocarina of Time)
Koume e Kotake (mães de aluguel)
Raça Gerudo
Forma Alternativa(s) Ganon
(A Link to the Past)
Spoiler: Agahnim (alter-ego)
"Ele era o líder de um bando de ladrões que invadiram Hyrule na esperança de estabelecer domínio sobre o Reino Sagrado. Ele era conhecido como um demônio ladrão, um maligno portador de magia conhecido por sua crueldade..."
Antigo Sábio

Ganondorf (ガノンドロフ Ganondorofu?, Hylian GHylian AHylian NHylian OHylian NHylian DHylian OHylian RHylian F), conhecido como o Grande Rei do Mal ou o Lorde das Trevas, é o antagonista principal da maioria dos jogos da série Legend of Zelda. Ganondorf nasceu como um membro dos Gerudos; como o único membro masculino a nascer em cem anos, Ganondorf é transformado em Rei dos Gerudos ou no Guardião do Deserto, dependendo do jogo. Dotado de uma poderosa magia, Ganondorf muitas vezes procura a onipotente Triforce para realizar seu desejo de conquistar o mundo inteiro. Ele frequentemente empunha a Triforce do Poder, e tenta golpes contra o Família Real de Hyrule para tomar o Trono Hyruleano pela força. No manual em Inglês do jogo The Legend of Zelda: A Link to the Passado, seu nome completo é afirmado como sendo Ganondorf Dragmire, e seu apelido antes de sua incursão até o Reino Sagrado é afirmado como tendo sido Mandrag Ganon, que significa "Ganon dos Ladrões Encantados".

A Triforce do Poder que Ganondorf muitas vezes possui concede a ele semi-imortalidade; as únicas armas que podem realmente derrotá-lo são a própria Triforce, a Espada Mestra, as Flechas de Prata, a Espada Quádrupla e as Flechas de Luz. Além de conceder a ele poder, a Triforce do Poder permite que Ganondorf possa se transformar em sua forma animal mais poderosa, Ganon, semelhante a um porco ou um suíno. Durante os eventos do final de The Legend of Zelda: Ocarina of Time, a linha do tempo série The Legend of Zelda é divida em três linhas do tempo separadas. Assim, o Ganondorf Ocarina of Time possui três encarnações futuras diferentes, cada uma, eventualmente, encontrando seu fim nas mãos de diferentes links, deixando futuros incertos para cada Ganondorf. Além do personagem de Ocarina of Time e suas três versões futuras paralelas, Ganondorf ou sua forma monstruosa Ganon aparecem várias vezes ao longo da série. Não está confirmado se qualquer uma dessas encarnações estão conectadas ao ser anterior, e o Ganondorf em The Legend of Zelda: Four Swords Adventures recebe uma história de fundo diferente, dando a ideia de que pode haver múltiplos Ganondorfs, assim como muitos outros personagens da série Legend of Zelda que têm múltiplas encarnações. Isso foi mais tarde confirmado no Hyrule Historia]]

Ele é normalmente dublado por Takashi Nagasako

Atributos

Aparência Física

A aparência de Ganondorf varia ao longo de suas aparições em Ocarina of Time, Wind Waker e Twilight Princess, embora, no geral, ele seja retratado com cabelos vermelhos flamejantes, olhos dourados, com um broche na cabeça, e uma pele de coloração escura que às vezes parece ser verde.

Em Ocarina of Time, Ganondorf é mostrado como sendo extremamente musculoso, com ombreiras, manoplas e armaduras nos joelhos negras com espinhos e joias douradas, bem como uma armadura exterior marrom com desenhos complexos pela maior parte de seu corpo, assim como panos brancos do deserto nos braços, pernas e peito, com linhas azuis e vermelhas sobre eles. Seu rosto também tem um nariz comprido parecido com um bico, com as sobrancelhas sendo diretamente ligadas ao seu cabelo. Ele é mostrado como tendo íris amarelas como os outros Gerudos, só que ele também tem pupilas vermelhas. Ele também é retratado em algumas cenas com uma capa, embora no jogo isso seja mostrado como uma mini capa curta nas suas costas. A arte do personagem também o retrata com um punhal, embora ele nunca realmente o use no jogo. Mesmo antes de ganhar a Triforce do Poder e tornar-se Ganon, Ganondorf já era significativamente grande, tendo cerca de 2.30 m de acordo com o Hyrule Historia. Depois de sete anos se passarem, sua forma humana teve algumas pequenas diferenças, principalmente seu cabelo vermelho que estava mais longo, chegando até os ombros, sua pele verde estando mais aparente, e seus olhos tendo tornado-se significativamente mais demoníacos por ter suas escleras transformadas na cor amarela brilhante e sua íris vermelhas. Além disso, ele também usa uma capa vermelha com linhas de ouro, bem como borlas de ouro na parte inferior durante sua batalha com Link, além de estar usando brincos.

Em Wind Waker, Ganondorf é mostrado como tendo uma barba vermelha, e as sobrancelhas vermelhas são separados de seu cabelo. Seu nariz também é significativamente menor, embora ainda um pouco parecido com um bico, similar ao dos Ritos. Além disso, ele também usa uma capa preta no estilo de um quimono com linhas laranjas próximas aos braços no formato similar de asas e garras, bem como um padrão na parte de trás mostrando o que se parecia com um pássaro. Ele também usa uma camisa exterior vermelha na frente com um cinto similar a seus panos em Ocarina of Time, com um símbolo que é dividido com vermelho à direita e azul à esquerda. Ele também usava sapatos amarelos e carregava com ele duas espadas longas com um punho dourado e uma fita na parte debaixo do cabo.

Sua aparência em Twilight Princess é uma mistura entre as suas aparências em Ocarina of Time e Wind Waker. Ele usa uma armadura semelhante à sua em Ocarina of Time, mas seu rosto é semelhante em aparência com o de Wind Waker, embora tendo um nariz mais plano. Seu design possui calças verde escuras largas com forro vermelho e preto, bem como uma armadura cinza escura brilhante e botas com bordas brancas. Além disso, a parte superior de seu corpo está coberta com uma armadura cinza escura com forro branco, um pano no pescoço semelhante aos de Ocarina of Time, joias de ouro na gola, ombros e manoplas (as quais agora abrangem os braços ao invés de apenas a parte de trás de suas mãos), além de alguns rubis, bem como tendo posse luvas sem dedos. Seu broche na cabeça agora é estilizado com linhas alcançando a parte de trás de sua cabeça, semelhante a uma coroa, e seu cabelo também é colocado em cachos para trás, com a parte traseira de sua cabeça contendo um gorro azul escuro com revestimentos amarelos. Por causa da execução fracassada contra ele, ele também possui uma ferida branca brilhante em seu abdômen. Pouco antes de ser selado no Reino do Crepúsculo, logo após a sua execução fracassada, os olhos de Ganondorf brilharam na cor amarela, com ele demonstrando presas visíveis em sua mandíbula inferior.

Personalidade

Ganondorf é normalmente retratado como a encarnação do puro mal, da ganância e do poder. Ele é cruel, frio e calculista. Ele também possui um ego muito alto, acreditando que só ele é digno de governar o reino e mostrando um sentido arrogante de direito. Um dos traços mais marcantes de Ganondorf é seu desejo insaciável de poder. Muitas de suas ações são movidas por sua fome sem fim de aumentar o seu domínio sobre o mundo. Em Ocarina of Time, mesmo depois de ter assumido o controle de Hyrule e possuir a Triforce do Poder, Ganondorf ainda estava insatisfeito e continuava a procurar pelas outras partes da Triforce. Também foi mostrado que Ganon não possui uma quantidade equilibrada de coragem, sabedoria e poder, como evidenciado quando a Triforce se dividiu em três pedaços quando ele tentou controlá-la.

Ganondorf também é um habilidoso estrategista, já que foi sugerido que ele manipulou Link e Zelda para abrirem a Porta do Tempo para ele, e ele também deliberadamente permite que Link purifique os templos que ele capturou, sabendo que isso iria chamar a atenção de Zelda, fazendo ela sair de seu esconderijo.

Apesar de suas qualidades negativas, foi sugerido que o Ganondorf originalmente visto em Ocarina of Time procurou conquistar Hyrule para tornar a vida melhor para o seu povo, os Gerudos, já que eles viviam uma vida cheia de sofrimento por viverem no deserto. No entanto, em Ocarina of Time, quando ele consegue conquistar o reino de Hyrule, ele nunca tenta ajudá-los, o que sugere que seu desejo de conquistar Hyrule nasceu da inveja, em vez de um desejo de ajudar os Gerudos - mas a Princesa Zelda sugere que a razão pela qual ele foi derrotado foi devido à sua incapacidade de controlar adequadamente a Triforce do Poder, o que sugere que ele pode ter sido corrompido por sua influência. Curiosamente, ele parece seguir um código de honra; em Ocarina of Time, Ganondorf acha graça e quase fica impressionado quando um impotente jovem Link saca sua arma contra ele. Nocauteando Link sem esforço, Ganondorf deixa o menino viver, apesar de sua rebeldia, respeitando a sua coragem. Quando ele derruba o Link, ele espera Link se levantar antes de continuar a luta. Além disso, quando ele percebe que Zelda continua o atacando com as Flechas de Luz enquanto ele luta com Link em The Wind Waker, ele rapidamente se aproxima de Zelda, e quando ele poderia facilmente acabar com ela, em vez disso ele deixa sua espada de lado e a golpeia com a mão. Ele também afirma em certo ponto que ele não vai ,atar Link, e apenas pretende reivindicar a Triforce da Coragem dele.

Como a de Link, a personalidade de Ganondorf passa por mudanças sutis ao longo dos jogos. Em Ocarina of Time ele é rabugento e sarcástico, chamando Link de "criança", mesmo quando ele se torna um adulto, chamando as armas de Link de "brinquedos", dizendo a ele, "eu gosto de você, garoto" antes de atacá-lo com magia, mas é acaba ficando sério quando necessário. Em The Wind Waker, ele parece ter amadurecido muito mais com a idade. Ele é retratado como um vilão trágico, sendo bem mais solene e menos propenso a piadas. Em Twilight Princess ele é semelhante a sua personalidade e sua representação em The Wind Waker, mas parece ser mais emocionalmente estável, embora seu ódio o leve a uma insanidade quase extrema, e ele parece ter um pouca da sua arrogância habitual de Ocarina of Time. Os Sábios também mencionam que Ganondorf, devido a ter sido cegado por sua raiva e seu próprio poder, acabou por ser apanhado, subjugado, e imediatamente executado, o que implica que ele foi extremamente imprudente em suas ações e planejamento.

Também é sugerido que Ganondorf é emocionalmente instável no final de The Wind Waker, já que ele ri histericamente quando Hyrule está prestes a ser inundada, e sabendo que os seus planos que levaram séculos de tentativa e erro haviam finalmente chegado a um final dramático, ele mostra um lado mais trágico que parece contrastar com sua atitude em Ocarina of Time e Twilight Princess, tornando Wind Waker o primeiro jogo a realmente se aprofundar na personalidade de Ganondorf, a qual mudou significativamente na sua velhice.

Poderes e Habilidades

Ganondorf é um dos personagens mais poderosos da série, principalmente devido à sua posse frequente da Triforce do Poder. Mesmo sem ela, seus poderes mágicos ainda são extremamente poderosos. Em Ocarina of Time ele possuía algumas habilidades mágicas antes de obter a Triforce, demonstradas quando ele acerta Link com magia negra e infesta a Grande Árvore Deku, a Caverna dos Dodongos e o Lorde Jabu- Jabu com monstros, bem como fechando a Caverna dos Dodongos com uma rocha. Depois de adquirir a Triforce do Poder, ele também foi capaz de criar inúmeros monstros, quebrar o selo do Poço de Kakariko liberando o Bongo Bongo, ressuscitar o temido dragão Volvagia, congelar vários Zoras em Gelo Vermelho, voar, aprisionar e enviar para longe a Princesa Zelda, abrir um portal para outra dimensão, e conquistar Hyrule. Ele também tem o poder de se transformar em um demônio javali conhecido como Ganon, bem como criar uma cópia de si mesmo chamado Ganon Fantasma. Além disso, ele tem força o suficiente para fazer uma porção inteira de chão de sua sala do trono desmoronar com um único soco, não devendo estar ligado à sala abaixo. Também é sugerido que ele ganhou a imortalidade ao possuir Triforce do Poder. Ele também era habilidoso em tocar órgão, como evidenciado por sua forma de tocar uma canção nele para atrair o Link até o topo de seu castelo.

Em The Wind Waker, Ganondorf mostrou ser poderoso o suficiente para aguentar um ataque de Valoo e sobreviver após seu poder máximo ter retornado para ele. Além disso, mesmo sem o seu poder máximo o ajudando quando ele foi selado dentro da Espada Mestra, ele ainda demonstrou ser capaz de gerar uma Noite Infinita e uma barreira em torno do Castelo de Hyrule.

Em Twilight Princess, o poder de Ganondorf é aumentado quando ele tira forças do ódio do povo Twili, os quais foram banidos. Também fica subentendido que ele empunha a Triforce do Poder, e pode ter ganho algumas habilidades por causa de sua conexão com Zant. Os poderes que ele exibe nunca são definitivamente atribuídos a qualquer uma dessas fontes, embora ele ganhe muitas habilidades que têm o mesmo efeito visual visto quando outros seres usam os poderes baseados no Crepúsculo. Estes incluem o uso de Portais do Crepúsculo, transformar-se em Crepúsculo, a fim de possuir outra pessoa, e existir como uma entidade de fogo na forma de seu próprio rosto. Ele também é capaz de sobreviver a um ataque de Midna enquanto ela estava usando a Sombra Fundida, e até mesmo destrói parte do poderosos artefato. Ele também é capaz de gerar uma barreira poderosa o suficiente para fazer as Sombras Fundidas a se dissiparem completamente (especialmente evidente após Link deixar o Castelo de Hyrule e uma barreira piramidal ser erguida), e também foi capaz de transfigurar várias entidades, sendo especialmente evidente por ter transformado Midna em uma criatura similar a um diabrete através de Zant. Além disso, ele também pode conferir imortalidade para outras entidades, bem como renascimento garantido da morte, desde que ele próprio não pereça antes, como evidenciado com Zant. Ele pode criar Cavaleiros Fantasmas, como evidenciado durante sua luta com Link. Ele também foi capaz de destruir um dos Sábios Antigos, os quais ficaram subentendidos como sendo espíritos desencarnados, com suas próprias mãos, pouco depois de sobreviver a sua execução e quebrar as correntes o prendendo. Ele também demonstrou ter quebrado as correntes com o mínimo de esforço, como evidenciado por suas primeiras ações logo depois de sobreviver a sua execução. Sua força parece rivalizar com a de Link, como mostrado na batalha de espadas deles, onde eles opuseram suas forças em um bloqueio de espada.

Ganondorf pode sobreviver a ataques que matariam um outros seres, como sua 'execução' nas mãos dos Sábios antes dos acontecimentos de Twilight Princess, e sua derrota no final de alguns jogos nos quais ele não é realmente morto. Os limites exatos de seus poderes são desconhecidos. Ele também é muito habilidoso com espadas, como mostrado em The Wind Waker e Twilight Princess. Tanto Ocarina of Time como Twilight Princess sugerem fortemente que ele sobreviveu a esses ataques letais graças a Triforce do Poder.

Aparições

Aviso de Spoiler: Detalhes sobre o enredo e/ou do final a seguir:

The Legend of Zelda: A Link to the Past

Ganondorf é mencionado na história de fundo do jogo e por uma das Sete Donzelas. Ele foi descrito como um rei dos ladrões que conseguiu entrar no Reino Sagrado e obter a Triforce. O poder da Triforce o transformou em uma besta e a partir desse ponto em diante, ele se tornou conhecido como Ganon.

The Legend of Zelda: Ocarina of Time

Artigo Principal: Ganondorf (Ocarina of Time)
Young Link and Ganondorf

Arte de Ganondorf e Link em Ocarina of Time

Ganondorf é o principal antagonista; um maligno místico Gerudo buscando a onipotente Triforce, Ganondorf tenta obter as Pedras Espirituais dae Floresta, Fogo e Água, que servem como chaves para o Reino Sagrado, onde a Triforce descansa. Usando seus poderes mágicos e hordas de criaturas malignas, Ganondorf tenta tomar o controle sobre as Pedras Espirituais dos líderes das raças Kokiri, Goron e Zora. Após a Grande Árvore Deku, líder dos Kokiris, se recusar a entregar a pedra para Ganondorf, o maligno Gerudo coloca uma maldição de morte na sábia árvore. Para chantagear Darunia, líder dos Gorons em desistir da Rubi dos Goron, ele enche a Caverna dos Dodongos com criaturas do mal e fecha a entrada com uma rocha. Seu plano era que os Gorons acabariam por entregar a pedra para ele, a fim de não morrem de fome. Finalmente, para obter a Safira dos Zora, Ganondorf envia parasitas que infectam o Lorde Jabu-Jabu, a divindade guardiã dos Zoras, na esperança de roubar a pedra da Princesa Ruto, a qual visita frequentemente Jabu-Jabu. Não se sabe por que nenhum deles se preocupou em dizer ao rei de Hyrule sobre os crimes dele.

Link, um jovem Hyliano que vive entre os Kokiri, tem sonhos cada vez mais perturbadores quando Ganondorf se aproxima mais de alcançar seu objetivo. Um dia, uma fada chamada Navi desperta Link e traz um pedido da Grande Árvore Deku para que ele vá vê-la. A Grande Árvore Deku explica a Link sobre a maldição colocada nela, bem como sobre o maligno Ganondorf. Ele pede para Link se aventurar dentro dela e derrotar o autor da maldição, a Rainha Gohma. Link completa essa tarefa com sucesso, mas a árvore revela que ela estava condenada a morrer antes mesmo de Link ter começado sua missão. Depois de explicar a criação de Hyrule e da Triforce, a árvore então pede para Link se encontrar com Zelda, a princesa de Hyrule no Castelo de Hyrule. Link também recebe a Pedra Espiritual da Floresta, sem ainda entender plenamente o seu verdadeiro propósito, e Grande Árvore Deku acaba morrendo. Link viaja para o Castelo de Hyrule e reúne-se com a profética Princesa Zelda, que havia previsto o encontro deles em seus sonhos. Ela explica a Link que, juntamente com as Pedras Espirituais, a Ocarina do Tempo, bem como a "Cação do Tempo" são necessários, a fim de entrar no Reino Sagrado. Zelda está convencida de que juntos, eles podem conseguir chegar até a Triforce antes de Ganondorf e impedir seus planos malignos.

Link coleta as duas Pedras Espirituais restantes, mas quando ele retorna ao castelo, ele vê Zelda fugindo do castelo junto com Impa. Antes que elas desaparecessem de sua vista, Zelda lança a Ocarina do Tempo no fosso da Cidade do Castelo de Hyrule. De repente, Ganondorf aparece diante de Link, o encontro deles sendo um cumprimento dos pesadelos de Link. Ganondorf exige que Link aponte a direção em que Zelda foi, embora Link se recuse. Link tenta confrontar Ganondorf, mas é facilmente derrotado por uma rajada de magia de Ganondorf, o qual então continua a perseguir Zelda. Link mergulha no fosso para recuperar a Ocarina do Tempo, e ao tocar ela, a Princesa Zelda aparece diante dele em visão e o ensina a "Canção do Tempo". Com todas as chaves necessárias para abrir a entrada para o Reino Sagrado, Link entra no Templo dO Tempo e encontra a câmara onde a legendaria Espada Mestra descansa. Ao tocar a espada, ele cumpre uma antiga profecia sobre o Herói do Tempo, destinado a lutar contra um grande mal. No entanto, como ele é muito jovem para ser o herói, ele é selado dentro do Templo da Luz por sete anos. O caminho para a Triforce é deixado aberto, e Ganondorf vê sua chance de pegar a Triforce e agradece pessoalmente a Link por abrir a Porta do Tempo para ele. No entanto, quando ele a toca, a Triforce se divide em três pedaços; Poder, Sabedoria e Coragem. Já que equilíbrio interior do Ganondorf de poder, sabedoria e coragem não estava perfeitamente equilibrado, a Triforce que ele mais valorizava foi deixada na sua mão. Os pedaços da sabedoria e da coragem são secretamente dado a Zelda e Link, respectivamente. Apesar de não ser capaz de obter o poder completo da Triforce, Ganondorf usurpa o trono de Hyrule e transforma a terra outrora pacífica em um terreno baldio de medo e terror. Durante este tempo, ele revive um dragão maligno chamado Volvagia e planeja cometer genocídio contra os Gorons, os dando de alimento para o dragão, com a intenção de intimidar as outras raças. Ele também pretendia usar Volvagia para desencadear uma erupção na Montanha da Morte para acabar com o Vilarejo Kakariko. Ganondorf também prendeu os Zoras sob uma grossa camada de gelo no Domínio dos Zora (e provavelmente congelou p Rei Zora XVI no Gelo Vermelho), bem como drenou o Lago Hylia com um demônio da água chamado Morpha, e ele espalhou sua influência maligna pelo Templo da Floresta.

Sete anos mais tarde, Link desperta dentro da Câmara dos Sábios, e os eventos que haviam ocorrido foram explicados a ele por Rauru, o Sábio da Luz. Para derrotar Ganondorf, Link deve despertar os Seis Sábios que detêm o poder de selar Ganondorf. Link completa as masmorras da futura Hyrule e desperta todos os sábios, muitos dos quais ele já conhecia. Após o despertar do último sábio, Link é convocado para o Templo do Tempo. Sheik, uma misteriosa Sheikah que havia o ajudado ao longo de sua missão para despertar os sábios, revela sua verdadeira identidade como sendo a Princesa Zelda. Zelda presenteia Link com a fraqueza de Ganondorf, a Flecha de Luz. No entanto, os dois são descobertos por Ganondorf, o qual leva Zelda para o seu castelo. Ganondorf também sugere que ele suspeitava que Zelda iria ajudar Link de alguma forma, e que ele permitiu que Link restaurasse os templos sabendo que Zelda iria mostrar-se mais tarde. Link quebra o selo na Torre de Ganon e confronta Ganondorf no topo da torre.

Ganondorf ordena que Link o entregue a Triforce da Coragem. Depois de uma batalha feroz, Ganondorf parece ter sido derrotado, com Zelda brevemente sentindo pena dele por seu trágico destino e sugerindo que ele foi morto em grande parte porque ele era incapaz de controlar a Triforce. Infelizmente, com suas últimas forças, Ganondorf tentou derrubar seu castelo em cima de Zelda e Link, os quais escaparam por pouco antes de o castelo desmoronasse. No entanto, quando eles acreditam ter ganho, os dois ouvem um barulho vindo dos escombros, revelando-se como Ganondorf, que usa o poder da Triforce do Poder para se transformar em Ganon. Ganon derruba a Espada Mestra das mãos de Link, forçando Link a enfraquecê-lo com suas outras armas até que ele possa recuperar a Espada Mestra. Posteriormente, Link enfraquece Ganon com a Espada Mestra até que Zelda consiga usar seu poder para o prender, permitindo que Link dê o golpe final. Os Sete Sábios então trabalham em conjunto para selar Ganondorf. No entanto, Ganondorf afirma que ele vai voltar, desde que ele tenha a Triforce do Poder em suas mãos, e também promete que quando ele voltar, ele vai exterminar Link, Zelda, e os descendentes dos Sete Sábios. Este foi o primeiro jogo em que ele apareceu como uma figura humana.

The Legend of Zelda: The Wind Waker

Artigo Principal: Ganondorf (The Wind Waker)
Ganondorf Wind Waker

Ganondorf é o antagonista principal do jogo. Há muito tempo antes dos acontecimentos do jogo, Ganondorf de alguma forma conseguiu novamente quebrar o selo colocado sobre ele e tentou estabelecer o domínio sobre a terra de Hyrule. Para isso, ele procura recuperar as duas outras peças da Triforce e desejar para a Triforce que Hyrule fosse dada a ele. Para encontrar a descendente da Princesa Zelda, que detinha a Triforce da Sabedoria, ele enviou o seu servo leal, o Rei Helmaroc, para sequestrar todas as jovens garotas de orelhas pontudas que viviam nas ilhas do Grande Mar. Depois de ser capturada, as jovens são presas dentro do novo covil de Ganondorf, a Fortaleza Abandonada. Além disso, Ganondorf enviou monstros para as ilhas por todo o Grande Mar para impedir que o descendente do herói que havia o selado frustrasse seus planos. Para proteger-se ainda mais contra a vinda do descendente do herói, ele ordenou que dois de seus asseclas, Jalhalla e Molgera, matassem os sábios do Templo de vento e do Templo da Terra, cujas orações dão para a Espada Mestra o poder de repelir o mal.

Eventualmente, o Rei Helmaroc vai até a Ilha Inicial, onde vive o jovem Link, o qual chegou a idade em que os garotos recebem roupas verdes. O Rei Helmaroc raptou a jovem líder pirata Tetra, e Link viaja para a floresta para salvá-la, e acaba tendo sucesso em sua missão. No entanto, quando eles deixam a floresta, a irmã de Link Aryll é levada pelo Rei Helmaroc no lugar da Tetra. Link viaja com a Tetra e seus piratas até a Fortaleza Abandonada. Link consegue esgueirar-se para dentro das celas da masmorra, mas é descoberto. Link tem um breve vislumbre de Ganondorf, pouco antes de ele ser jogado para longe da ilha pelo Rei Helmaroc ao comando de Ganondorf. Flutuando e inconsciente, Link é descoberto pelo Rei dos Leões Vermelhos, um barco falante que se torna seu aliado e companheiro.

O Rei dos Leões Vermelhos e Link trabalham juntos para obter as três Pérolas das Deusas, que quando reunidas erguem a lendária Torre dos Deuses do fundo do mar. Após Link recolher as pérolas de Din e Farore, Ganondorf usa sua magia maligna para destruir a Ilha do Grande Peixe, onde o espírito de Jabun, portador da Pérola de Nayru, reside. Jabun escapa para uma caverna na ilha Inicial, o que é eventualmente descoberto por Link e o Rei dos Leões Vermelhos. Depois de obter a última pérola, Link prova-se como sendo realmente da linhagem do lendário herói por enfrentar os muitos perigos dentro da Torre dos Deuses. Após a derrota de Gohdan, um portal aparece diante da torre. Usando o portal para viajar com segurança até o fundo do Grande Mar, Link encontra-se em um castelo onde o tempo parou. Debaixo do castelo, ele encontra a câmara em que a lendária Espada Mestra descansa. Tomando a espada, Link viaja mais uma vez para a Fortaleza Abandonada com a ajuda indireta dos piratas da Tetra, até mesmo conseguindo acabar com o Rei Helmaroc de uma vez por todas. Ganondorf então encontra o menino pessoalmente e, depois de o elogiar por ter chegado até onde ele chegou, revela que a remoção do selo da Espada Mestra garantiu seu pleno poder de volta. No entanto, as garantias de Ganondorf revelaram-se útil quando é revelado que a espada não possui nenhum poder sobre Ganondorf sem as orações dos Sábios do Vento e da Terra. Tetra chega para ajudar Link, distraindo Ganondorf, mas ela acaba sendo pega. Quando Ganondorf se preparava para acabar com a vida dela, a sua Triforce do Poder ressoa, revelando a verdadeira identidade dela como descendente de Zelda e detentora da Triforce da Sabedoria. Antes de Ganondorf ter a chance de pegar a Triforce, Link e Zelda são resgatados por Valoo, um grande dragão que fez amizade com Link anteriormente. Valoo coloca fogo no covil de Ganondorf, mas Ganondorf escapa, retornado para sua torre na terra submersa de Hyrule.

Ganondorf in Flames

Ganondorf como retratado durante a história do Rei dos Leões Vermelhos

Link deixa Zelda em segurança na câmara debaixo do Castelo de Hyrule, e desperta os descendentes dos sábios, restaurando a Espada Mestra. Para fazer o seu caminho de volta para a Hyrule submersa, Link reúne os fragmentos da Triforce da Coragem. No entanto, Zelda é levada por Ganondorf ao seu domínio. Link destrói a barreira que Ganondorf havia colocado em torno da entrada para o Castelo de Hyrule para impedir Link de alcançar os templos. Dentro da Torre de Ganon, Link enfrenta os lacaios de Ganondorf novamente. Ganondorf então revela parte de seus motivos para conquistar Hyrule. Ganondorf teria conseguido conquistar Hyrule, já que o herói lendário que havia o derrotado não apareceu. Orando para a ajuda dos deuses, os deuses responderam as orações do povo por inundar a terra, criando o Grande Mar. Após a destruição da forma fantoche de Ganondorf, ele se retira para o topo da torre. Quando Link o confronta novamente no topo, Ganondorf finalmente explica as razões da sua ambição de conquistar Hyrule: sua terra natal, o Deserto Gerudo, havia sido um lugar duro e inóspito, com seus ventos muitas vezes trazendo nada além de miséria e morte a seu povo, quer ventos ardentes quentes de dia ou penetrantes vendavais frios à noite. Quando soube da natureza exuberante de Hyrule, ele cobiçou os ventos mais amigáveis ​​que sopravam em Hyrule. Sua busca pessoal tinha nascido de um desejo de levar seu povo para a exuberante Hyrule.

Ganondorf forçosamente remonta a Triforce. No entanto, quando ele está prestes a fazer o seu desejo, Daphnes Hyrule Nohansen, o antigo Rei de Hyrule que esteve residindo dentro do Rei dos Leões Vermelhos, toca a Triforce antes dele, desejando que Hyrule fosse inundada, impedindo Ganondorf de realizar o seu verdadeiro desejo, bem como trazer um futuro para Zelda e Link em vez de se agarrar ao passado. Depois de um ataque de riso histérico por ter falhado, Ganondorf ataca Link e Zelda enquanto a água começa a cobrir Hyrule. Zelda tenta usar a Flecha de Luz para atacar Ganondorf, mas é nocauteado. Link defende-se contra o ataque de Ganondorf até Zelda despertar; trabalhando como uma equipe, eles usam a Espada Mestra e a Flecha de Luz para enfraquecer o Lorde das Trevas. Quando Ganondorf está enfraquecido, Link enfia a Espada Mestra profundamente em sua testa, o que o transforma em pedra. No entanto, antes de ser petrificado, ele faz brevemente referência ao vento que muitas vezes atormentou os Gerudos, achando graça. Link e Zelda fogem para a superfície, enquanto Ganondorf e Hyrule são inundados de uma vez por todas.

The Legend of Zelda: Four Swords Adventures

Ganondorf é eventualmente revelado como sendo o antagonista principal. Quando Link chega à Floresta das Trevas, os Dekus se tornaram seus seguidores. Quando Link chega ao Deserto da Incerteza, ele descobre mais sobre Ganondorf. Os Gerudos contam a Link que como o único homem nascido para a tribo a cada cem anos, Ganondorf era para ser o guardião dos Gerudos e do deserto. No entanto, seu coração ficou corrompido a cada ano que se passava, e ele tornou-se obcecado com a obter poder a qualquer custo. Os Gerudos agora o baniram, porque ele desobedeceu suas leis e fugiu para a Pirâmide Pirâmide. Lá, ele tomou o Tridente e foi transformado em Ganon por sua magia negra.

Após Link derrotar Vaati em seu palácio, a Torre dos Ventos começa a desmoronar, e Link e Zelda descem da torre para retornar a Hyrule. No entanto, eles são atacados por Ganon. Depois de ele ser derrotado, ele é selado dentro da Espada Quádrupla.

De acordo com o Hyrule Historia, o ressentimento e pensamentos maus da vida passada de Ganondorf também apareceram no jogo, manifestando-se através do Espelho das Trevas nos Links das Sombras.

The Legend of Zelda: Twilight Princess

Ganondorf (Twilight Princess)

Ganondorf é eventualmente revelado como sendo o antagonista principal. É fortemente sugerido que ele detém a Triforce do Poder. Como punição por seus crimes, ele iria ser executado pelos Antigos Sábios do Espelho de Crepúsculo no Patíbulo do Deserto. O Sábio da Água tenta realizar a execução, apunhalando Ganondorf com a Lâmina dos Sábios, deixando uma ferida aberta brilhante em seu peito. No entanto, Ganondorf permaneceu vivo, provavelmente através da combinação da Triforce do Poder e da angústia e ódio dos Twilis sangrando através do vazio do reino do Crepúsculo, escapou e matou o Sábio de Água com as suas próprias mãos. Com a sua execução tendo fracassado, os Sábios selaram Ganondorf no Reino do Crepúsculo, e enviaram a Lâmina dos Sábios com ele. Dentro do Reino do Crepúsculo, ele ganhou Zant como servo, um membro da raça Twili que havia sido rejeitado ao trono do Reino do Crepúsculo. Fingindo ser um deus, Ganondorf pretendeu dar seus poderes para Zant, sem mencionar especificamente quaisquer pedidos, além de fundir o Reino do Crepúsculo e o Reino da Luz para criar a escuridão eterna. Zant aceitou sua oferta e, através dele, Ganondorf foi capaz de escapar para Hyrule quando Zant lançou uma campanha militar para cobrir toda a terra em um Crepúsculo.

Buscando derrotar Zant, Link e Midna eventualmente fizeram o seu caminho para o topo do Patíbulo do Deserto, onde os Antigos Sábios explicaram o que aconteceu com Ganondorf. Eles remontaram o Espelho do Crepúsculo e viajaram para o Reino do Crepúsculo, onde eles conseguiram derrotar Zant. Zant revela a verdade sobre como ele encontrou seu "deus" antes de Midna o matar. Link e Midna viajaram para o Castelo de Hyrule, onde Midna usa o Sombra Fundida para remover a barreira do Crepúsculo colocado ao redor do castelo. Dentro da Sala do Trono do castelo, Link e Ganondorf se encontram. Ele possuiu o corpo sem vida da Princesa Zelda e atacou Link, mas Midna conseguiu expulsar a alma de Ganondorf do corpo de Zelda, restaurando ela a vida também. Ganondorf então se transformou em Ganon, mas foi derrotado por Link em sua forma de lobo. Como Ganon estava ferido, Midna tentou lutar contra ele por contra própria, enquanto teletransportava Link e Zelda para as Planícies de Hyrule.

Pouco depois, uma enorme explosão é ouvida na direção do castelo, e Ganondorf reaparece, segurando o elmo Sombra Fundida de Midna e o esmagando em sua mão. Ganondorf chama seu montaria e envia cavaleiros fantasmas atrás de Link para detê-lo. Ele acaba sendo derrotado pelas Flechas de Luz de Zelda e pela Espada de Link. Sendo derrotado em sua montaria, Ganondorf confronta Link em um duelo, empunhando a espada que foi usada em sua execução. Vendo uma abertura na defesa de Ganondorf, Link enfia a Espada Mestra nele. Enquanto Ganondorf grita um gemido de gelar o sangue, e jura que, independente de sua perda, isso não havia acabado, já que a história de luz e sombra "será escrito com sangue", o símbolo da Triforce na sua mão desaparece antes e, em um visão, o pescoço de Zant se quebra e Ganondorf morre, de pé no lugar.

De acordo com o Hyrule Historia, após sua morte, o ressentimento e pensamentos malignos de Ganondorf viajaram através do tempo e espaço, manifestando-se através do Espelho das Trevas na forma dos Links das Sombras em Four Swords Adventures.

The Legend of Zelda: Phantom Hourglass

Phantom Hourglass Prologue (Part 5)

Ganondorf sequestrando Tetra

Embora Ganondorf não apareça diretamente no jogo, ele é mencionado por Niko. Enquanto Niko está resumindo a história de The Wind Waker, Ganondorf é mostrado em dois slides, um com ele sequestrando Tetra, e em outro enfrentando Link. Enquanto Niko está descrevendo Ganondorf o tema dele pode ser ouvido.

The Legend of Zelda: Skyward Sword

Ganondorf não aparece em Skyward Sword, mas Eiji Aonuma declarou que o jogo toca no assunto do por que ele está presente em Ocarina of Time. Após Link derrotar Demise, o qual avisa que irá se erguer novamente e coloca uma maldição sobre as linhagens de Link e Zelda, em que o seu ódio irá renascer e atacar seus descendentes em um ciclo interminável. Especialmente em função da declaração de Aonuma, isso provavelmente significa que Ganondorf e, por extensão Ganon, é a personificação do ódio de Demise. Isto é ainda mais evidente pelo fato de que a forma que Demise toma quando encontrado por Link possui uma semelhança impressionante com o próprio Ganondorf.

Aparições Não Canônicas

Aviso de Informação Não Canônica: Esse artigo ou seção contém informações não canônicas que não são consideradas como parte oficial da série Legend of Zelda e não devem ser consideradas parte da história geral.

Manga The Legend of Zelda: Ocarina of Time

O papel de Ganondorf é o mesmo que no jogo. No entanto, sua primeira aparição é ele espionando Link e Zelda no pátio do Castelo de Hyrule, bem como se desculpa por estar os espionando. Mais tarde, ele aparece após Link receber a Safira dos Zora, onde ele tenta encurralar Zelda e Impa no castelo em chamas, enquanto afirma que Zelda "irá experimentar o sono eterno junto ao seu pai" dentro do castelo, o que implica que ele tenha assassinado o pai de Zelda. Ele também acaba roubando a Ocaria da Fada de Link, acreditando ser a Ocarina do Tempo. Ele não percebe esse erro até sete anos terem se passado, esmagando a ocarina em sua mão.

Ele também possui Sheik o servindo. Quando Ingo não conseguiu garantir que Epona fosse fornecida a ele, Ganondorf inicialmente pretendia o executar por seu fracasso, embora ele cedeu depois de Koume e Kotake sugerirem que ele fizesse lavagem cerebral nele. Ganondorf eventualmente aprisiona Zelda dentro de um cristal, e a leva para o seu castelo. Durante a inevitável luta com Link, Ganondorf usa uma espada com poderes mágicos para derrotá-lo, e pretende acabar com ele usando um feitiço. Link é capaz de usar o Ataque Circular para refletir a magia de volta para ele, atordoando-o por tempo o suficiente para Link o acertar. Ganondorf, estando ferido, tenta derrubar o castelo em cima de Link e Zelda; quando isto falha, ele se transforma em Ganon. Ganon é capaz de derrubar a Espada Mestra da mão de Link, mas Zelda é capaz de jogá-la de volta para o herói; ele rapidamente corta a cauda de Ganon, o deixando de joelhos com uma corte vertical, e enfia sua espada no rosto do animal. Invocando o poder dos sábios, Zelda é capaz de selar Ganondorf.

The Legend of Zelda: Oracle of Ages e Oracle of Seasons

Ganondorf Artwork (Oracle of Ages and Seasons)

Arte conceitual de Ganondorf de como ele apareceria em Oracle of Ages e Seasons

Arte conceitual incluída em Hyrule Historia contém imagens de Ganondorf na seção de Oracle of Ages e Seasons, o que implica que Ganon estava originalmente destinado a aparecer em sua forma humana como parte do jogo. Nenhuma menção de Ganondorf como um humano restou na versão final do jogo. Seu design era muito similar à sua aparição em Ocarina of Time, só que ele usava vestes pretas e vermelhas com uma gola levantada, um cinto com um crânio com presas, bem como vestindo um colete semelhante ao seu equipamento de Ocarina of Time e sapatos pontudos.

É possível que ele estava destinado a ser o vilão principal de The Legend of Zelda: Mystical Seed of Courage, o jogo que foi cancelado, o qual seria uma sequência para Oracle of Ages e Oracle of Seasons.

Super Smash Bros. Melee

Ganondorf é um personagem jogável pela primeira vez em Super Smash Bros. Melee. Para desbloqueá-lo, o jogador deve bater completar o Evento #29 ou jogar 600 partidas do Modo VS. Seus movimentos são quase os mesmos do Captain Falcon, mas ele é mais lento e mais poderoso. Sua aparência física é baseado no desenho utilizado na Space World 2000 Demo, e empunha a mesma espada usada na demo em uma das suas poses de vitória, embora ele não a use em batalha.

Super Smash Bros. Brawl

"...Meus designers trabalharam no design de Sheik, Link e Ganondorf. Então eles apresentaram os projetos iniciais, e para eles se encaixassem no ambiente de Smash Bros. Brawl, eles tiveram de ajustar alguns dos designs. Mas Sakurai trouxe esses projetos alterados para a NCL. Estamos trabalhando em conjunto com a equipe de Smash Bros. Brawl para certificar-se que os personagens terão a melhor aparência possível."
Eiji Aonuma
Ganondorf (Super Smash Bros. Brawl)

Ganondorf é baseado em sua aparição em Twilight Princess. Os seus movimentos permaneceram em grande parte os mesmos de Melee, embora alguns sejam visualmente diferente. No entanto, seu Gerudo Dragon foi substituída pela Flame Choke, a qual joga os inimigos para baixo em vez de para cima. Seu Final Smash é um ataque horizontal como Ganon.

Na história, Ganondorf usa o Ancient Minister para soltar bombas Subspace no mundo, o "apagando" e o teletransportando para o Subspace. Ele serve a Master Hand, e Bowser, o principal antagonista da série Super Mario Bros., é o braço direito de Ganondorf. Eventualmente, o Ancient Minister (mais tarde revelado como sendo uma unidade R.O.B.) se volta contra Ganondorf, recusando-se a lutar contra os heróis quando confrontado por eles no estágio "Isle of the Ancients". No entanto, Ganondorf assume o controle de todos os R.O.B.s, forçando-os a atacar o Ancient Minister e então fazendo-os detonar várias bombas na Subspace ao mesmo tempo, gerando uma explosão tão grande e criando um buraco tão grande que toda a ilha é consumida de forma permanente. Ganondorf e Bowser pilotam uma aeronave titânica até o mundo real através deste buraco, usando-a contra a aliança de heróis que chegaram para acabar com os vilões. A aeronave é destruída quando Kirby atravessa o casco. Fugindo para a Subspace, Ganondorf trai Bowser, transformando-o em um troféu. Ganondorf logo descobre que a Master Hand, a quem ele aparentemente pretendia trair para obter mais poder (embora isto seja difícil de determinar uma vez que as únicas linhas de diálogo em toda a história são faladas por Solid Snake, Ike, e Captain Falcon), é apenas uma boneco sendo controlada por um ser superior, Tabuu. Ganondorf tenta atacar Tabuu sozinho, mas é facilmente derrotado com um único golpe e transformado em um troféu (embora seu ataque conseguiu inadvertidamente libertar a Master Hand do controle de Tabuu). Mais tarde, o troféu de Ganondorf é atacado por Bowser, o qual havia sido revivido, em vingança por sua traição mais cedo, antes de ser revivido por, ironicamente, ninguém menos do que seus arqui-inimigos Link e Zelda, os quais o convencem a ajudar eles e o resto dos personagens jogáveis na batalha final contra Tabuu.

Ganondorf não utiliza a espada que ele possuía em Twilight Princess, apesar de sua aparência ser baseada no seu design de Twilight Princess. No entanto, a espada é visto em uma das provocações de Ganondorf, onde ele a saca de sua bainha apenas para inspecioná-lo e possivelmente mostrá-la, para então imediatamente guardá-la. Em sua forma regular, Ganondorf não possui o ferimento no peito que ele tinha em Twilight Princess, embora esteja presente quando ele se transforma em Ganon. Estranhamente, o ferimento esteja mais roxo do que em Twilight Princess.

Ganondorf aparece em dois adesivos. Uma retrata a sua arte em Ocarina of Time e dá um bônus de +29 para ataques das trevas, e o outro retrata a sua arte de The Wind Waker e dá um bônus de +33 para ataques das trevas. Ganondorf é o único que pode usar estes adesivos.

Super Smash Bros. para Nintendo 3DS / Wii U

Ganondorf (SSB 3DS & Wii U)

Ganondorf faz sua terceira aparição na série Super Smash Bros. neste jogo para o Nintendo 3DS e Wii U. Ele mantém o seu design de Twilight Princess que ele possuía em Brawl, e sua ferida no peito, onde ele foi atingido com a Lâmina dos Sábios está agora presente. Seu set de movimento permanece basicamente o mesmo, incluindo seu Final Smash. No entanto, ele é capaz de usar a Lâmina dos Sábios como um movimento personalizado para seu Warlock Punch.

Hyrule Warriors

Ganondorf aparece como um personagem jogável no spinoff Hyrule guerreiros. Suas aparências de Ocarina of Time e Twilight Princess estão disponíveis como trajes alternativos através de conteúdo para download. Sua aparência principal no jogo é uma mistura entre a sua aparição em Twilight Princess e Demise, o qual é brevemente referenciado por Ghirahim na conclusão do primeiro capítulo de Ganondorf no modo história. As armas de nível de 3 de Ganondorf são as Espadas de Demise, demonstrando ainda mais a conexão entre os dois.

Ganondorf empunha um par de enormes espadas em conjunto com sua magia negra. Seu moveset parece combinar elementos de três personagens de outros trabalhos da Koei: Musashi Miyamoto e Nobunaga Oda de Samurai Warriors, e Lu Bu de Dynasty Warriors.

Ganondorf (Hyrule Warriors)

Em Hyrule Warriors, Ganondorf é revelado como sendo o responsável pela corrupção de Cia, e assim age como o verdadeiro antagonista do jogo. Na história de fundo, sua alma havia sido dividida em quatro fragmentos e selada através do tempo e espaço por uma encarnação anterior do lendário herói. Corrompendo Cia, Ganondorf a influenciou a juntar a Triforce e abrir o Portal das Almas, a conectando com as dimensões onde três fragmentos de sua alma estavam selados. Isso liberou os fragmentos de suas prisões, restaurando o corpo físico do Rei Demônio.

Após ter recuperado seu corpo, Ganondorf ataca Cia, na tentativa de reivindicar a Triforce dela. Ele é derrotado e preso entre as dimensões, mas isso permite que ele ataque o Exército Hyruleano quando eles enfrentam Cia no Templo das Almas. Por causa de sua chegada, Zelda foi forçada a ordenar uma retirada do Exército Hyruleano. Apesar de sua presa escapar mais uma vez e ele ter sido expulso por Link devido a seus próprios poderes não terem sido totalmente restaurados, Ganondorf possuía um plano reserva - por retirar a Espada Mestra do Templo da Espada Sagrada, Link inadvertidamente enfraqueceu o selo do último fragmento de sua alma. Quando Cia caiu, o selo quebrou completamente, permitindo que Ganondorf escapasse de sua prisão, com sua força completamente restaurada.

Com seus poderes completos mais uma vez à sua disposição, Ganondorf começa a estabelecer uma zone de influência no Deserto Gerudo para as batalhas que se aproximava. Evocando Zant e Ghirahim para ajudá-lo, ele lança um ataque sobre a base dos monstros no deserto, ganhando a sua lealdade ao derrotar seus comandantes (Gohma, Rei Dodongo, Manhandla, e vários Aeralfos). Com um exército junto a ele, o Rei Demônio ataca o Vale dos Videntes, reivindicando a Triforce do Poder de Lana, apesar da resistência pesada. Com a Triforce do Poder, Ganondorf conduz seu exército até o Castelo de Hyrule, fazendo Link e Zelda saírem para lutar com ele. Apesar dos melhores esforços dos heróis, Ganondorf eventualmente derrota seus inimigos recorrentes e reivindica a Triforce completo, usando-a para invocar legiões de monstros para subjugar toda Hyrule.

Infelizmente para Ganondorf, Zelda é capaz de liderar o restante de seu exército para o Deserto Gerudo, onde Lana convoca aliados de toda as dimensões para ajudar o Exército Hyruleano a derrota Zant e Ghirahim. Com a zona de influência de Ganondorf desfeita, Zelda é capaz de liderar um ataque contra sua torre - na verdade o Castelo de Hyrule, transfigurado pelo poder da Triforce - onde Ganondorf está preparando um ritual para se fortalecer ainda mais. Ao retomar o castelo, os heróis conseguem enfraquecer Ganondorf o suficiente para derrotá-lo, mas o Rei Demônio usa a Triforce para se transformar em sua forma de Ganon. Em resposta, Zelda convoca as Flechas de Luz para derrubar a besta, forçando-o a remover a Triforce de seu corpo. Antes de Ganon poder a recuperar, Link, Zelda e Lana reivindicam um pedaço da Triforce e usam o seu poder combinado para derrotá-lo de uma vez por todas. Com Ganon derrotado, Hyrule é restaurada ao normal, retornando todos as suas linhas do tempo apropriadas.

Aviso de Informação Não Canônica: As informações não canônicas terminam aqui.

Aviso de Spoiler: Os spoilers acabam aqui.

Curiosidades

  • Em Ocarina of Time, Ganondorf possui orelhas arredondadas, enquanto em Twilight Princess e The Wind Waker elas são pontudas.
  • De acordo com o Hyrule Historia, Ganondorf tem 2.30 m de altura em Ocarina of Time. Seu modelo de escala de 1/4 da First 4 Figures, a qual usou dados do jogo para recriar fielmente sua aparência em Twilight Princess, possui 58 cm, o que indica que ele possui 2.30 m em Twilight Princess também.

Galeria

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória