FANDOM


Epona
Arte de Link e Epona em Ocarina of Time
Arte de Link e Epona em Ocarina of Time
Primeira Aparição Ocarina of Time (1998)
Aparece em Ocarina of Time
Majora's Mask
Oracle of Ages
Oracle of Seasons
Four Swords Adventures
The Minish Cap
Twilight Princess
The Legend of Zelda (Wii U)
Link's Crossbow Training
Hyrule Warriors
Sexo Feminino
Terra Natal Hyrule
Raça Cavalo
"Ah, sim, eu tenho que te apresentar a minha amiga, garoto fada! É este cavalo. O nome dela é Epona. Não é bonita?"
Malon

Epona (エポナ Epona?) é uma personagem recorrente na série Legend of Zelda. Ela é um cavalo que atua como O corcel de Link em vários jogos. Na maioria de suas aparições, Epona pode ser chamado se Link tocar a "Canção de Epona". Em cada encarnação até agora, Epona é praticamente indestrutível e é capaz de resistir ao ataque dos inimigos.

Aparições

Aviso de Spoiler: Detalhes sobre o enredo e/ou do final a seguir:

The Legend of Zelda: Ocarina of Time

"Oh, Epona! Ela ficou muito afeiçoada com você, garoto fada!"
Malon
Epona em Ocarina of Time

Epona é encontrada pela primeira vez no Rancho Lon Lon, quando ela era apenas uma jovem potra. Epona inicialmente agiu de forma selvagem e indomável com Link, se afastando dele quando ele se aproxima dela. Só Malon era capaz de chegar perto de Epona. Após Malon ensinar a "Canção de Epona" para Link em sua Ocarina das Fadas, Epona desenvolve um vínculo com Link e para de agir de maneira descontrolada perto dele.

Lon Lon Ranch Escape.png

Link e Epona escapando do Rancho Lon Lon

Quando Link retorna para o Rancho Lon Lon como um adulto, Epona se tornou uma égua. Infelizmente, Ingo, o zelador do rancho, recebeu o controle da fazenda de Ganondorf, o Rei do Mal. Link toca a "Canção de Epona" para domar Epona e desafiar Ingo para uma corrida de cavalos. Após vencê-lo duas vezes consecutivas, Link recebe o cavalo, a quem Ingo de repente reconhece como sendo Epona, a quem ele pensava ser indomável e a qual supostamente seria dada a Ganondorf como um presente. Ingo mantém sua promessa e dá a Linko cavalo, mas ele tranca os dois dentro do Rancho Lon Lon. Link e Epona então fogem do rancho, saltando sobre a cerca indo parar nas Províncias de Hyrule.

Após isso, Link pode chamar Epona por tocar a "Canção de Epona" e a montar. Epona pode pular cercas curtos e, em certo ponto do jogo, saltar sobre o desfiladeiro no Vale Gerudo. No entanto, se Link tocar a "Canção de Epona" em um local que ele não pode acessar enquanto montado nela, como dentro de uma cidade ou uma masmorra, Epona não aparecerá.

Obter Epona neste jogo é completamente opcional, mas alguns mini-jogos, como o Tiro com Arco a Cavalo, necessitam de Epona para serem concluídos. Enquanto está montando em Epona, Link é invulnerável a ataques inimigos, embora seus itens utilizáveis estão limitados a apenas o Arco das Fadas. Ele também pode pisotear os inimigos, simplesmente por correr na direção deles.

The Legend of Zelda: Majora's Mask

"O que tem errado com esse seu cavalo estúpido?! Ele não ouve uma única palavra que você diz a ele!"
Skull Kid
Arte de Link montando em Epona de Majora's Mask

Link é visto montando Epona no Bosque Perdido no início do jogo. Os dois são emboscados pelo Skull Kid, um ser malicioso usando uma máscara estranha conhecida como Máscara de Majora, e suas duas fadas companheiras, Tatl e Tael. Após Link recobrar a consciência, o Skull Kid rouba a Epona, mas Link se agarrar a ela. No entanto, ele é incapaz de aguentar por muito tempo, e acaba caindo. Ele os persegue até uma árvore oca, e cai em um portal.

Link se encontra na terra de Termina. O Skull Kid aparece novamente, dizendo a Link que ele se desfez de Epona e o transforma em um Deku Scrub. Link mais tarde a encontra no Rancho Romani, onde Romani e Cremia tomaram conta dela. Depois de explodir a pedra bloqueando o caminho para o rancho com um Barril de Pólvora, Link faz uma teste para o papel de assistente de Romani, e após Link passar no teste com sucesso, Epona é sua novamente. Romani também o ensina a "Canção de Epona". Link utiliza as habilidades de Epona para atravessar uma cerca que bloqueia o caminho para a Grande Baía. Ele também precisa usar as habilidades de Epona para ter acesso ao Cânion Ikana.

Como em Ocarina of Time, Link é invulnerável aos ataques dos inimigos enquanto está montado em Epona, e pode pisotear os inimigos simplesmente por correr na direção deles. Epona não pode ser montado quando Link é um Deku Scrub, um Goron ou um Zora, já que essas formas são, respectivamente, muito pequena, muito pesada, e muito alta para Link poder montar o cavalo com segurança e eficácia.

The Legend of Zelda: Oracle of Ages e Oracle of Seasons

Link parece estar montando em um cavalo que se parece com Epona na sequência de abertura de ambos os jogos. O nome do cavalo não é indicado no jogo, embora mangá chame o cavalo de Puini.

The Legend of Zelda: The Wind Waker

No prólogo do jogo, Link pode ser visto montando em um cavalo que se parece com Epona. O prólogo é geralmente considerado como sendo os eventos de Ocarina of Time, o que significa que o cavalo retratado poderia se o mesmo cavalo de Ocarina of Time.

The Legend of Zelda: Four Swords Adventures

Link montado em Epona em Four Swords Adventures

Se Link adquirir uma cenoura e a jogar no chão, cada um dos quatro Links serão capazes de montar em Epona por um curto período de tempo, o qual pode ser aumentado pegar cenouras adicionais enquanto no cavalo. Enquanto em Epona, Link não pode sofrer dano dos inimigos e pode derrubar Joias de Força dos outros personagens. Link só pode usar Epona uma vez, na estágio chamado de O Campo, durante a Aventura Hyliana. No entanto, Epona é uma adição valiosa para o modo Batalha da Sombra.

The Legend of Zelda: The Minish Cap

Epona em The Minish Cap

Epona aparece junto com Malon perto do Portão Norte do Castelo de Hyrule, após Link encontrar a chave para o Rancho Lon Lon. Este cavalo está anexado a um carrinho que carrega as garrafas de Leite Lon Lon que Malon vende na cidade. Quando Link está em sua forma Minish e funde Pedras da Sorte com o cavalo, o seu nome é dado como Epona.

The Legend of Zelda: Twilight Princess

"Por que você não deixa a Epona tirar o dia de folga também, Link?"
Colin
Arte de Link e Epona em Twilight Princess

Link pode montar em Epona desde o começo do jogo. No entanto, ao contrário dos outros jogos, o nome de Epona pode ser escolhido, assim como o nome de Link. Além disso, este é o único jogo em que Link pode usar sua Espada e vários outros itens, como o Arco do Herói, enquanto cavalga, sendo que antigamente ele só podia usar o Arco enquanto no cavalo. Além disso, Epona pode causar danos aos inimigos por os acertar com suas patas, e então esmagando qualquer coisa na frente dela. Outra novidade na série é que Link não é totalmente invulnerável a ataques inimigos ao montar na Epona. Ele pode levar dano, ser desequilibrado temporariamente, pode ser derrubado de Epona, ou até mesmo morrer enquanto está montado. Além disso, se ele montar em Epona por trás, ela irá correr para frente imediatamente. Isto é especialmente útil em combate, já que permite que Link retorne para Epona rapidamente. Link também pode saltar para trás na Epona como uma maneira rápida de desmontar, o que é útil se Link pretende lutar contra os inimigos a pé.

No início do jogo, Link e Epona trabalham no Rancho Ordon, pastoreando as Cabras Ordon. Após o trabalho ter terminado, a amiga de Link Ilia, uma garota amante de cavalos que vive no Vilarejo Ordon, leva Epona para a Fonte Ordon, para lavá-la. No dia seguinte é dia de folga de Epona e Link, no entanto, as circunstâncias imprevistas forçam Link e Epona a viajarem para o Bosque de Faron e encontrar as crianças, Talo, Malo e Beth, que haviam corrido para o bosque atrás de um macaco que estava perturbando o vilarejo.

Depois algum treinamento de cavalo no terceiro dia, Ilia vê que Epona estava ferida. Irritada com o aparente descuido de Link, ela leva Epona até a Fonte Ordon para curar sua lesão. No entanto, neste dia, Link deveria entregar um presente do Vilarejo Ordon para o Castelo de Hyrule. Ele não pode chegar há tempo sem Epona, então ele corre atrás dela com Colin, uma das crianças do vilarejo. No entanto, o caminho para a Fonte Ordon está bloqueado por Talo e Malo. Link entrega a eles a sua Espada de Madeira para poder passar. Depois de entrar ainda mais no bosque, ele descobre que o caminho para a Fonte Ordon foi bloqueado por um portão, mas ele consegue atravessar se esgueirando através de um túnel até a Fonte do Espírito.

Link encontra Epona e Ilia na Fonte Ordon. Ele é perdoado por Ilia, mas criaturas do mal conhecidas como Bulblins, montandos em criaturas enormes chamadas de Bullbos, aparecem e golpeiam Link na cabeça, o deixando inconsciente. Enquanto isso, os Bulblins sequestram Ilia, Colin, e Epona. Mais tarde, Link se encontra com Epona no Vilarejo Kakariko, no entanto, ela foi agitada pelas criaturas do mal e se tornou selvagem. Depois de algum esforço, Link é capaz de montá-la e a acalmar. Quando Link volta para o Vilarejo Ordon, com a boa notícia de que as crianças foram salvas, Colin é levado por Bulblins novamente, no entanto, Link é capaz de combatê-los a cavalo e salvar o menino. Em duas das batalhas contra o Rei Bulblin, bem como na batalha final contra Ganondorf, Link deve montar em Epona para lutar. Na batalha final, Zelda monta em Epona com Link. Mais tarde, no fim do jogo, ela é mostrada carregando Link, quando ele parte do Vilarejo Ordon.

Epona em Twilight Princess

Epona pode ser chamada se Link usar um tipo especial de erva chamada Erva de Cavalo para tocar a "Canção de Epona". Além disso, no final do jogo, Link recebe o Apito de Cavalo de Ilia, o qual ele pode usar para chamar Epona de qualquer lugar, com exceção das áreas do Pico Nevado e do Deserto Gerudo, além de masmorras e outras áreas selecionadas, como o Arvoredo Sagrado.

Notavelmente, se Link falar com Epona na forma de lobo, Epona irá reconhecê-lo como Link. Epona então diz a Link que ele deveria retornar à sua forma normal, se deseja montar nela.

The Legend of Zelda (Wii U)

Epona retorna como o corcel de Link. Ao contrário das versões anteriores, ela irá automaticamente evitar bater em obstáculos, permitindo que Link se concentre mais nas ações enquanto cavalga. Ele também pode saltar da Epona para executar ações únicas, incluindo um tiro com seu arco em câmera lenta.

Aviso de Spoiler: Os spoilers acabam aqui.

Aparições Não Canônicas

Aviso de Informação Não Canônica: Esse artigo ou seção contém informações não canônicas que não são consideradas como parte oficial da série Legend of Zelda e não devem ser consideradas parte da história geral.

Link's Crossbow Training

O estágio Prática de Alvos a Cavalo envolve atirar em alvos enquanto está montado em Epona.

Super Smash Bros. Brawl

Epona e Link estão presentes em um adesivo. O adesivo dá um bônus de +9 para ataques com braço e perna e pode ser aplicado apenas em Link, Toon Link, Princesa Zelda, e Ganondorf.

Hyrule Warriors

Link Epona (Hyrule Warriors).png

Epona aparece durante certas cenas e também aparece como a arma Cavalo para Link no pacote de DLC Master Quest. No jogo, Epona tem 3 designs que representam o nível da arma Cavalo. O design de Hyrule Warriors conhecido simplesmente como "Epona" é o nível um, o design de Twilight Princess conhecido como "Twilight Epona" é o nível dois, e o design de Ocarina Of Time conhecido como "Epona of Time" é o nível três. Há também uma "Dark Epona", que aparece quando a arma Epona é usada por Link em seu traje de Link das Trevas. A Epona de Hyrule Warriors possui algumas armaduras leves, dando a ela um design similar a de um cavalo de guerra, o que se encaixa com o foco de Hyrule Warriors no combate em um campo de batalha.

Aviso de Informação Não Canônica: As informações não canônicas terminam aqui.

Etimologia

Epona é nomeada com base em Epona, a deusa Céltica dos cavalos, cujo nome e culto se espalharam pelo mundo Céltico e Romano.

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória