FANDOM

Dodongo
Arte de um Dodongo em Ocarina of Time
Arte de um Dodongo em Ocarina of Time
Primeira Aparição The Legend of Zelda (1987)
Aparições The Legend of Zelda
Ocarina of Time
Majora's Mask
Oracle of Ages
Oracle of Seasons
Four Swords Adventures
Twilight Princess
Locais (Ocarina of Time)
Caverna dos Dodongos
(Majora's Mask)
Planícies de Termina (Próximo a entrada do Pico de Neve)
Buraco Oculto
(Twilight Princess)
Minas Goron
Arma(s) Cospe Fogo
Cauda
(Twilight Princess)
Arcos
Flechas Bombas
Arma Efetiva(s) Bombas
Bombchu
Espólios (Majora's Mask)
50 Rúpias
"O quê?! Você não sabe sobre o Dodongo? Ele se move lentamente, então você pode dar a volta até a sua parte traseira. Entendeu?"
Tatl

Dodongos (ドドンゴ Dodongo?) são inimigos recorrentes na série Legend of Zelda. Por vezes aparecendo como um inimigo, a aparência geral dos Dodongos é de uma grande criatura semelhante a um dinossauros, com duas ou quatro pernas. Eles são extremamente vulneráveis a Bombas por dentro, e muitas vezes podem ser enganados a engolirem uma ao inalarem para cuspir fogo.

A inteligência exata dos Dodongos é relativamente desconhecida. Enquanto a maioria encontrada por Link parecem simples animais selvagens, a presença de Dimitri, um Dodongo vermelho falante, parece contrariar esta isso. Se todos os Dodongos são capazes de falar ou não, ou se a subespécie anfíbia de Dimitri é uma exceção, é desconhecido.

Aparições

The Legend of Zelda

Um Dodongo como aparece no jogo

Muito parecido com um Triceratops, um Dodongo aparece como o chefe do Nível 2. Ele pode ser derrotado por atirar duas bombas em sua boca.

Dodongos aparecem como mini-chefes em masmorras posteriores, aparecendo em grupos de até três.

The Legend of Zelda: Ocarina of Time

Um Dodongo em Ocarina of Time e Majora's Mask

Os Dodongos são descritos pelos Gorons como criaturas extintas que Ganondorf trouxe de volta usando magia. Eles habitam a Caverna dos Dodongos na Montanha da Morte, onde eles são governados pelo gigante Rei Dodongo. Os Dodongos têm duas pernas, em vez de quatro pernas como visto em The Legend of Zelda. No entanto, como os Bebês Dodongos não possuem pernas e o Rei Dodongo tem quatro pernas, parece que crescem mais membros nos Dodongos conforme eles se desenvolvem. Curiosamente, os Bebês Dodongos têm um hábito extremamente fatal de comer qualquer bomba que eles encontrem (ao ponto de eles ignorarem Link para caçar qualquer bomba ou Bombchu nas proximidades), apesar do fato de que a ingestão de uma bomba é fatal para eles, embora isto possa ser atribuído ao fato de eles serem crianças.

Como os Dodongos nos outros jogos, eles podem ser enganados a engolir bombas quando eles estão inalando para se prepararem para cuspir, embora Link tenha pouco tempo para fazer isso. É simplesmente mais fácil atacar a cauda com uma Espada, mas só é necessário uma bomba para matar um Dodongo. Embora seja difícil fazer eles comemerem uma bomba, é realmente fácil fazer eles comerem um Bombchu, simplesmente necessitando que ele seja guiado, o que fará com que o Bombchu vá direto para as bocas dos Dodongos e exploda, os matando. Neste jogo, os Dodongos explodem ao serem derrotados, o que pode ser explorado para abrir certas áreas antes do Saco de Bombas ser obtido. Seu contra-ataque com a cauda, presente em Majora's Mask, aparece no remake para 3DS.

O Saco de Bombas neste jogo é feito do estômago de um Dodongo, e o Túnica Goron é feita com a pele de um Dodongo.

Nota de Navi

Navi Artwork.png Cuidado com o seu fogo! Use suas técnicas de (Z) Mirar!

The Legend of Zelda: Majora's Mask

Dodongos são encontrados ao norte da Cidade Relógio. Eles são maiores do que os que aparecem em Ocarina of Time e, portanto, necessitam de muito mais ataques de espada para serem mortos. Além disso, eles podem executar um contra-ataque quando atingidos na cauda. Eles começam a giram, usando sua cauda para acertar Link em uma velocidade considerável. Se um Dodongo maior for derrotado, ele deixará cair uma Rúpia Roxa, a qual vale 50 Rúpia. Existem também um Dodongo de tamanho normal. Estranhamente, os Dodongos não atacam a menos que eles sejam retirados de seu próprio território. Se o Link Goron rolar na direção deles no ângulo certo, ele pode empurrá-los para fora da porção de neve do campo. Os Dodongos tentarão regressar para a área nevada das Províncias de Termina. No entanto, eles irão atacar se Link os ferir.

Se Link cair através de um Buraco Oculto na parte nevada das Províncias de Termina, ele pode enfrentar dois Dodongos ao mesmo tempo, em salas muito próximas. A recompensa por os derrotar é um Pedaço de Coração ou, se o Pedaço de Coração já tenha sido ganho, um Coração de Recuperação irá aparecer em seu lugar. Os dois Dodongos deixam cair Rúpias Roxas como de costume.

Nota de Tatl

Tatl Artwork.png Ele se move lentamente, então você pode dar a volta até a sua parte traseira. Entendeu?

The Legend of Zelda: Oracle of Ages

Dimitri em Oracle of Ages

Nenhum Dodongo genéricos aparecem, mas um dos possíveis companheiros de Link, Dimitri, é um Dodongo.

The Legend of Zelda: Oracle of Seasons

Artigo Principal: Dodongo (Oracle of Seasons)

Um Dodongo aparece como o chefe nos Restos de Serpente, a segunda masmorra no jogo. Ele age de forma muito semelhante aos Dodongos de The Legend of Zelda.

Dimitri aparece como um possível companheiro de Link.

The Legend of Zelda: Four Swords Adventures

Dodongos aparecem como mini-chefes. Eles são marrons e são significativamente mais rápidos do que os outros Dodongos na série. Como em outros jogos, os Dodongos podem ser derrotados por atirar bombas em suas bocas enquanto eles inalam para cuspir fogo. Depois de três bombas serem jogadas em um Dodongo, ele explode.

Um Dodongo gigante e azul conhecido como Grande Dodongo aparece como o chefe do Reino dos Céus. É preciso de Bombas Nível 2 para matá-lo, já que bombas normais são ineficazes.

The Legend of Zelda: Twilight Princess

Um Dodongo de Twilight Princess

Ao contrário dos outros jogos, os Dodongos se parecem menos com dinossauros e mais com lagartixas cuspidoras de fogo. Eles são encontrados principalmente nas Minas Goron. Eles também ganharam a capacidade de andar em paredes e tetos, o que é apropriado, considerando sua nova aparência.

Vários ataques com espada ou Flechas nas suas caudas vermelhas brilhantes irá eliminá-los. No entanto, Link também pode atirar na boca deles com uma flecha para matá-los instantaneamente. Uma maneira de obter suas caudas é esperar até que eles tentem atirar chamas em Link, então se esquive par ao lado e dê a volta nele e ataque sua cauda indefesa. De maneira similar aos jogos anteriores, estes Dodongos também podem ser derrotados por jogar uma bomba na boca deles ou lançar uma Flecha Bomba em qualquer parte de seu corpo.

Etimologia

O nome Dodongo pode ser derivado de "Dodon", uma onomatopeia Japonesa para o som de uma explosão.

Veja Também

Também no FANDOM

Wiki aleatória